quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Sessão sobre Saúde Oral


No dia oito de novembro esteve presente na Biblioteca Escolar a enfermeira Augusta do Centro de Saúde de Alijó para mais uma sessão sobre a Saúde  Oral para os nossos meninos do Jardim de Infância e do 1º ciclo.
Começou com uma apresentação em PowerPoint abordando a higiene oral ao mesmo tempo que ia colocando questões aos alunos para saber até que ponto eles estavam a adquirir / reforçar os seus conhecimentos sobre cuidados a ter na higiene oral e a importância desta na sua saúde em geral. 


Mais tarde, fez uma experiência baseada na questão: “sabem lavar as mãos?” Bem, a enfermeira Augusta pediu voluntários e coube-nos a nós, docentes, dar a mão, ou seja, ela colocou álcool em gel com o corante fluorescente nas nossas mãos, espalhámo-lo e deixámos secar. Pouco depois, observámo-las na luz branca e verificámos que a mão ficava com a coloração normal. Foi-nos pedido que lavássemos as mãos normalmente, como é hábito.
Metemo-las novamente sob a luz negra e as mãos ficaram fluorescentes. 


Verificámos que nas unhas, entre os dedos e também no dorso da mão permanecem fluorescentes após a lavagem. Deduzimos que não foram lavadas corretamente, o que pode contribuir bastante para disseminação de microorganismos. A lavagem inadequada das mãos também aumenta as hipóteses de uma contaminação alimentar e disseminação de doenças.  
Por último, a enfermeira Augusta distribuiu folhetos pelas várias turmas sobre o tema “ Proteja-se do Frio! “com o objetivo de sensibilizar todos os alunos / Encarregados de Educação para esta temática.
É de salientar que durante toda a apresentação as crianças mostraram-se sempre dispostas a participar e a interagir com bastante entusiasmo.

Com esta atividade, os alunos foram sensibilizados para a importância de uma boa higiene oral. Uns aprenderam, outros reaprenderam a lavar corretamente os dentes e as mãos.

Sem comentários: