sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O Fantasma de Canterville

Atividade no âmbito do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar" - "O Fantasma de Canterville" em articulação com as disciplinas de Português, Inglês, Fancês e Educação Visual, representada pelos alunos do 9º ano.

(encenação de excertos da obra de Oscar Wilde)



Alexandra
Daniela
Bruna
Ana
Célia
João Pedro
Miguel
Raul
Rui
Teresa


Resumos da obra

A família Otis comprou “Canterville Chase” que se dizia estar assombrada por um fantasma.
Depois de comprar a casa, começam a surgir coisas estranhas, desde o aparecimento de manchas de sangue no tapete da biblioteca, que nunca desaparecem por completo, até ao barulho ensurdecedor de correntes durante a noite. No entanto, a família Otis não se deixa intimidar pelo comportamento e atitudes do fantasma, acabando por transformar todas as situações em episódios cómicos.
Consequentemente, o fantasma sente-se cada vez mais fraco e acaba por adoecer. 
A filha, Virgínia, decide ajudá-lo, conseguindo que ele se liberte das correntes e possa finalmente descansar em paz.
Por fim, Virgínia casou-se com Cecil.

Raul Lima

 “O fantasma de Canterville” relata a história de uma família moderna. O Sr. Otis, ministro dos Estados Unidos e homem de grandes riquezas, decide comprar a famosa casa de Canterville, repleta de histórias sinistras sobre um fantasma que aí residia. Ainda assim, seguiu com a sua ideia e muda-se para lá com a sua família. 
O fantasma não fica indiferente e tenta assustá-los. Primeiro, começou com pequenos gestos, colocando uma mancha de sangue na biblioteca, mas ninguém se assustou. De seguida, decidiu mostrar-se, aparecendo à porta do quarto do casal Otis, mas, acabou por ser ele o surpreendido quando o Sr. Otis lhe deu um lubrificante para olear as correntes.
Os vários planos foram sempre falhando. Deste modo, o fantasma ficou abalado e cansado, desejando morrer.
Virgínia, filha do casal, acaba por encontrar-se com ele e conversam. Ela entendeu o que lhe ia na alma e pede ao anjo da morte que tenha piedade dele. 
Durante bastante tempo, ninguém da família a viu. 
Acabou por aparecer mais tarde com uma caixa de joias que pertenciam ao fantasma. Este conseguiu, finalmente, libertar-se das suas correntes, resultado das suas maldades. 
Anos depois, Virgínia casou com o seu amado Cecil e foi muito feliz.
Ao longo da sua vida recordou-se sempre da importância de Sr. Simon.

Miguel Lopes


A família Otis comprou Canterville Chase, a sete milhas de Ascot, um sítio que toda a gente julgava assombrado.
Quando já estavam em Canterville, surgiram coisas estranhas, tais como a descoberta de uma mancha de sangue na biblioteca ou como o barulho de correntes durante a noite, acontecimentos a que a família não deu grande importância, transformando-os em situações cómicas.
O fantasma insiste em assustar a família, porém, um dia, os gémeos preparam-lhe uma partida, o que o leva a enfraquecer e a sentir-se incapaz. 
Virgínia decide ajudá-lo e este conta-lhe toda a sua vida. Confessa-lhe, então, que o seu maior desejo era alcançar a paz eterna, depois de tanto tempo “acorrentado” à vida passada. 
Por fim, Virgínia casa-se com Cecil, e o fantasma descansa na eternidade.

Rui Gomes

Recensões Críticas  

A leitura d’ “O Fantasma de Canterville” de Oscar Wilde, acabou por me desiludir.
Como apreciador de histórias de terror, após ler o título, enchi-me de entusiasmo e ansiava por descobrir episódios macabros e assustadores. No entanto, feita a leitura do primeiro capítulo, apercebi-me que a história estava repleta de situações cómicas. Como retrata uma cena do texto, em que o Sr. Otis acorda com o barulho de correntes e, de uma maneira engraçada, se levanta para oferecer ao fantasma um lubrificante que o ajudasse a eliminar os ruídos.
Sendo assim, o texto em vez de terror, como eu pensei, acabou por ser uma grande comédia.
Recomendo o livro para quem gosta de comédia.

Raúl Lima

Quando li o título O fantasma de Canterville, fiquei com a ideia de que o seu enredo seria assustador, até porque a própria palavra “fantasma” assim o indicava mas, na verdade, após a leitura, não o foi. A história é por vezes um pouco engraçada e existe bom-humor. 
Nesta obra, o autor, Oscar Wilde, mostra um livro um pouco diferente, muito detalhado, e com muitos pormenores, usando uma linguagem acessível a meu ver, ao público juvenil. 
Esta obra é uma narrativa fechada, dado que a história tem um desfecho, ou seja, a história narrada tem um fim que não deixa margem para dúvidas 
Embora estivesse com uma melhor espetativa desta obra, é um conto bem escrito e diferente de outros que já li. 
Visto isto, recomendo a leitura desta obra.

Rui Gomes


Sem comentários: