terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

resumo de Uma noite de Natal, Sophia de Mello Breyner

O amigo
Era uma vez uma casa com um jardim à volta. Nesse jardim havia: tílias, bétulas, um cedro muito antigo, uma cerejeira e dois plátanos. Era debaixo do cedro que uma menina chamada Joana brincava, mas ela nunca tinha companhia porque não sabia brincar como os outros meninos. Mas, numa certa manhã de outubro encontrou um amigo.
            Joana estava encarrapitada no muro, quando viu um garoto, que passava na rua,vestido de remendos. Os seus olhos brilhavam como estrelas pequeninas ao caminhar pela beira do passeio. Nesse momento, o coração de Joana saltitava com muito espanto, ansiedade e alegria.
Aquele menino parecia  ser um bom amigo e companheiro.
            Sem mais nem menos, cumprimentou-o. Ele, um pouco tímido, respondeu,apenas, em duas palavras «bom dia».
            Joana teve a curiosidade de lhe perguntar o seu nome. Ele respondeu que o seu nome era Manuel.De seguida, foi a vez de a Joana se apresentar.
 Manuel ficou admirado com a beleza do jardim da Joana.
            Joana, sem hesitar, quis mostrar-lhe o seu lindo jardim. E foram os dois percorrê-lo. Joana mostrou-lhe a maior parte das coisas: o tanque, os peixes vermelhos, o pomar e, curiosamente, mostrou-lhe os seus cães porque ela passava a maior parte do tempo com eles.
 Depois de Joana lhe mostrar o seu jardim, o Manuel ficou estupefacto com tanta beleza.
Joana quis mostrar-lhe uma última coisa: o local onde ela passava os seus tempos livres a brincar, o cedro.
            Como ela já queria começar a brincar com Manuel foi buscar pedras, paus e musgo e começaram os dois a construir a casa do rei dos anões.
            Quando chegou o meio-dia, o garoto teve de ir embora.
            Joana, antes de o Manuel ir embora, perguntou-lhe onde morava.Ele respondeu que morava nos pinhais.
            Ela estranhou o local onde ele vivia. Mas o próprio Manuel admitiu que não era bem uma casa porque o pai dele estava no céu. Eram pobres! A mãe dele trabalhava todo o dia e, mesmo assim, não tinham dinheiro para comprar uma casa.
            Ela insistiu em saber o local onde ele dormia. Ele respondeu que o dono dos pinhais tinha uma cabana onde dormiam uma vaca e um burro e, por esmola, dava-lhes licença de dormirem lá também.
             Joana, ainda com as suas inúmeras questões,perguntou onde é que ele brincava e o garoto, disposto a responder a todas elas,respondeu que brincava em toda a parte, brincava no pinhal e na estrada.
 Joana explicou-lhe que estava proibida de sair daquele jardim e convidou o amigo para voltar lá no dia seguinte.

            A partir desse dia,o rapazinho sempre que passava pela rua da Joana, esta abria-lhe sempre a porta com um sorriso no rosto. E assim Joana encontrou um novo amigo.

                                                                                    Clara Loureiro, 5ºA ( Clube dos Amigos da BE)




Sem comentários: