quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

relatório das atividades da Semana da seguranet



Relatório das atividades da Semana Segura net
Durante a semana de 10 a 14 de fevereiro foi relembrada a segurança na internet.
Fiz  várias sessões sobre a segurança na internet.
Na segunda-feira, fiz uma pequena sessão com os alunos do 7º ano incidindo mais sobre a colocação das fotografias nas redes sociais, pois é uma prática comum, sobretudo entre os mais jovens.


Na terça-feira, dia 11, presidi a uma sessão de esclarecimento para alguns alunos do 6º A sobre determinadas questões que se têm verificado com a turma em contexto de trabalho de pesquisa. Primeiro, como pesquisar, o quê e onde; a noção de plágio, direitos de autor, a pirataria ( filmes, jogos e música…prática comum na maioria dos jovens)
Na quinta-feira, dia 13, projetei o vídeo “perigo no chat” para os alunos do 1º ciclo e debati, com eles, os cuidados a ter quando se tem conversasonline com estranhos.
Dado que o assunto assim o favorecia, abordei ainda outras questões desde a noção de plágio, os direitos de autor,a pirataria, os emails fraudulentos…entre outros.
De tarde, contei com a colaboração do professor Emanuel Teixeira, docente de TIC, para uma sessão com o 5º A de esclarecimento sobre determinados conceitos:Fishing, Homebanking,Compras on-line,RedesSociais,Cyberbulling.Abordou, também,a temática“Encontros com Desconhecidos” e projetou alguns vídeos com relatos de episódios reais de pessoas que haviam sido  “apanhadas na rede” por desconhecerem os riscos e não terem tomado as devidas precauções.
No final da sessão, os alunos foram convidados a fazer perguntas, partilhar ideias, sobre a temática em causa.
sessão com o prof. Emanuel

Aprendi coisas novas, como quando se está a escrever no computador usando só maiúsculas, quer dizer que se está a gritar.
Achei esta experiência muito enriquecedora para o nosso ensino escolar, como também para a nossa maneira de ver as coisas.
Clara Loureiro, 5º A



Elaborei um inquérito que enviei a alguns pais sobre o conhecimento de vários conceitos relativos ao uso da internet e aos cuidados a ter no seu uso e verifiquei que os inquiridos referiram desconhecer determinados conceitos, tais como : plágio, cyberbullying, homebanking...
Deste modo, agendei, então, uma sessão de esclarecimento sobre a segurança na internet com os pais para 5ª feira, à 13h30. Esta apresentação destinava-se a alertar os Pais e Encarregados de Educação para as situações negativas, que existem na Internet e, ao mesmo tempo, ajudá-los a resolver possíveis situações de risco.
Apesar de, apenas, terem comparecido à sessão dois Encarregados de Educação, esta foi feita e,no fim, entreguei-lhes o  Guia Facebook para pais  retirado do site internet segura.
Na semana anterior, aproveitei a deslocação aos Jardins de Infância de Vilarinho de cotas e Pinhão, nas atividades do PNL, para abordar com os meninos a noção do perigo relativamente à colocação de fotografias nas redes sociais, por ter verificado que a maioria dos meninos tinha fotografias no facebook.

Eufémia Fernandes

Sem comentários: