quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia das Bibliotecas Escolares

Nos dias antecedentes ao dia 20 de outubro, data em que comemorámos o Dia Das Bibliotecas Escolares, colocámos cartazes nos diferentes pontos da escola, de forma a informar a comunidade escolar acerca do Dia Internacional da Biblioteca Escolar e da importância das Bibliotecas Escolares no ensino/ aprendizagem. Como forma de assinalar o evento, desenvolvemos atividades na biblioteca que envolveram o maior número possível de alunos, tendo em vista motivá-los para a importância da leitura, enquanto meio de alargar conhecimento e enquanto ato de prazer.
Fez-se uma Leitura digitalizada da história “Maria Benguela e Pascoal”para os alunos do primeiro ano, sensibilizando-os para o racismo e o valor da amizade e fraternidade.
Dado que os alunos do 2º e 3º nos estão a desenvolver a história da Menina do Mar, no âmbito do PNL, foi lida a história do «Peixinho Arco-íris» com o intuito de trabalhar a intertextualidade. Os alunos foram convidados a dramatizá-la e por fim, compreenderam que se devem desenvolver valores importantes como seja, a amizade e a solidariedade.
No sentido da Biblioteca ser um espaço para fruir do prazer de ler, aprender a aprender, jogar, pensar, descobrir, partilhar, construir, distribuímos aos alunos do 4º ano, um conjunto de cartões com imagens e quadras, que eles completaram de acordo com a imagem. Os alunos do 2º ciclo percorreram as estantes de maneira a encontrar nomes de autores que serviram de base à construção de rimas.
Os alunos do 7º e 8º anos fizeram atividades de caça ao intruso, sobre temas gerais. Aos alunos do 9º ano, foi-lhes entregue um texto, cuja palavra «coisa» figurava diversas vezes, levando-os a pensar e a refletir na «palavra» que melhor a pudesse substituir, de acordo com o contexto.
Os alunos aderiram entusiasticamente às atividades propostas.

Sem comentários: