segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Salta-pocinhas esteve na nossa biblioteca

A Salta-pocinhas, raposa matreira, esteve na nossa biblioteca!

No dia 8 de Junho, segunda-feira, a biblioteca escolar teve o prazer de receber a «Árvore Livreira», uma ilustre encenação de Jorge Alonso e Eva Paula,destinada aos alunos das turmas A e B, do quinto ano.


Pelas onze horas, chegaram com todo o material necessário para encantarem os miúdos. Começaram por montar uma árvore que, parecendo igual a tantas outras, era bem diferente, pois as folhas tinham palavras escritas, os frutos eram livros e havia, ainda, o pormenor de «os dois jardineiros» a regarem com letras.
Quer um jardineiro quer o outro começaram por se deliciar, lendo histórias à sombra dessa árvore. A dado momento, colheram um livro, cheiraram-no e leram-no. O incrível aconteceu: colheram um livro maduro para ler O Romance da Raposa» da autoria de Aquilino Ribeiro.


Entraram no papel das personagens da história e foi uma animação total.
Querendo dar um desenlace diferente à história da raposa, um dos «jardineiros» desenhou, num quadro, a construção de um capítulo colectivo, sob a orientação e sugestão dos alunos .




Um dos objectivos desta iniciativa é que os alunos tivessem um papel interactivo na leitura da história contada pelos contadores, daí que, foram divididos por grupos, simulando um tribunal, em que cada um tinha uma opinião diferente quanto ao castigo da raposa matreira.


Foi com um forte aplauso, que todos os alunos e professores acompanhantes agradeceram aos «dois jardineiros» que proporcionaram uma manhã tão diferente de tantas outras: muita animação, muita expressividade nas palavras proferidas e, claro, uma enorme capacidade de
leitura através de uma actividade lúdica.


Sem comentários: